Adab Prorroga Prazo para Declaração de Rebanhos na Bahia até 17 de Janeiro

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) anunciou a prorrogação do prazo para a atualização cadastral dos rebanhos na Bahia até o próximo dia 17 de janeiro. A medida foi tomada para garantir que todos os produtores rurais possam cumprir a obrigação de declarar seus rebanhos à Adab, visando o controle sanitário e a prevenção de doenças, como a Febre Aftosa.

O diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, explicou que a prorrogação de 30 dias foi decidida devido ao caráter inovador da atualização, sendo a primeira desde a última campanha de vacinação contra a doença, realizada em abril. Até o último domingo (15), cerca de 70% dos pecuaristas baianos haviam efetuado a declaração.

A atualização cadastral substitui as etapas de vacinação contra a Febre Aftosa e tem como objetivo fortalecer a vigilância sobre os rebanhos. A Bahia, que já é reconhecida nacionalmente como Estado Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, busca agora o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que ampliaria a possibilidade de exportação dos produtos pecuários do estado.

A prorrogação do prazo garante tempo suficiente para os pecuaristas que ainda não fizeram a atualização. Para realizar a declaração, os produtores podem se dirigir a um dos 402 escritórios da Adab em todo o estado ou acessar o Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab) através do site oficial da Agência (www.adab.ba.gov.br).

Além do formulário preenchido, é necessário apresentar documentos como RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e o documento da propriedade agropecuária.

A Adab reforça a importância da atualização para o controle sanitário e o avanço do estado na busca por mais reconhecimento internacional na saúde animal.




Referência:

Governo da Bahia. (2024, 16 de dezembro). Adab prorroga prazo para declaração de rebanhos na Bahia até 17 de janeiro. Portal de Defesa Agropecuária da Bahia. Disponível em: www.adab.ba.gov.br