Forças de segurança da Bahia realizam apreensão recorde de 86 fuzis em 2024

Em 2024, o combate ao crime organizado na Bahia levou à apreensão de 6.298 armas, incluindo 86 fuzis, e à localização de 94 lideranças de facções em todo o estado. Além disso, as forças policiais realizaram 19.172 prisões e apreenderam 10 toneladas de drogas. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta terça-feira (7).
A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, destacou o reforço na integração com forças de segurança de outros estados e no uso de tecnologias. Ela explicou que essa colaboração tem proporcionado resultados expressivos, como a prisão de um criminoso que estava no Baralho do Crime da Bahia e foi localizado em Pernambuco.
Entre as tecnologias empregadas, o Sistema de Reconhecimento Facial foi responsável por 1.132 prisões na Bahia, desde sua implementação. A ferramenta também tem sido utilizada em grandes eventos, como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim e o São João.
O secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, ressaltou a importância dos três I’s – integração, inteligência e investimento – para a obtenção desses resultados. Ele enfatizou que a Bahia está investindo em tecnologia e no compromisso das forças policiais para combater o crime.
Em 2024, o Governo do Estado também modernizou a segurança com a inauguração de 72 Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar, além de 2.500 viaturas, armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos. As operações Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira foram algumas das ações que contribuíram para as 19.172 prisões realizadas no estado, das quais 1.132 ocorreram com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.
Fonte: Governo da Bahia, 7 de janeiro de 2025.