Governo autoriza asfaltamento de acesso à única cidade da Bahia sem ligação pavimentada





Neste domingo, 10 de novembro, o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Caetanos, na Região de Vitória da Conquista, para autorizar o asfaltamento do trecho de 60 quilômetros da BA-959, que liga a cidade ao distrito de José Gonçalves, em Vitória da Conquista.

Embora seja cortado pela BR-030, Caetanos é o ainda sem ligação asfáltica. De acordo com o governo estadual, a obra marcará o fechamento de um ciclo, deixando todos os 417 municípios do estado com acessos pavimentados.

No entanto, após publicação da matéria, uma leitora da Agência Sertão alertou que a cidade de Mansidão, cortada pela BR-351, na Região de Barreiras, também não possui pavimentação.

A obra em Caetanos será executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com investimento de R$ 52,5 milhões, e tem conclusão prevista para aproximadamente um ano e meio. A pavimentação da BA-959 beneficiará diretamente cerca de 14 mil moradores em municípios próximos, como Barra do Choça, Mirantes, Planalto, Poções e Bom Jesus da Serra, impactando também o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas atividades da indústria e da pecuária.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância simbólica e prática da obra para Caetanos: “Essa é uma estrada que Caetanos lutou muito para ter, sendo o último município sem ligação pavimentada. Logo, logo inauguraremos essa estrada, e a Bahia estará 100% ligada por asfalto, promovendo mais saúde, comércio, turismo e qualidade de vida para toda a região”.

Além disso, o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, ressaltou que a pavimentação da BA-959 representa a universalização dos acessos asfaltados na Bahia. “O governador está fechando um ciclo importante para o estado, com impacto não só para Caetanos, mas para toda a região e também para José Gonçalves”, reforçou Brito.

Outra ordem de serviço assinada durante a visita foi para a pavimentação urbana no entorno da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral João Lopes de Oliveira, também em Caetanos. A obra, orçada em R$ 428 mil, será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com recursos do tesouro estadual.



Fonte: Agencia  Sertão