Operação da Polícia Federal Combate Contrabando de Cigarros Eletrônicos no Sul da Bahia
Na manhã de terça-feira (17), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Espelho Fumegante, nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos. Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante e 430 cigarros eletrônicos foram apreendidos. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas duas cidades.
As investigações, que tiveram início em 2023, apontaram que o comércio ilegal de cigarros eletrônicos estava sendo praticado em estabelecimentos comerciais e até por meio de serviços de entrega (delivery). O contrabando de produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desde 2009 proíbe a importação, comercialização e propaganda desses dispositivos, é um crime passível de penas de reclusão que variam de dois a cinco anos.
A operação destaca a crescente preocupação das autoridades em coibir a circulação desses produtos no Brasil, principalmente devido aos riscos à saúde pública, já que os cigarros eletrônicos não são regulamentados e têm sido alvo de várias investigações sobre seus efeitos adversos. Os investigados podem responder por contrabando, que inclui importação, armazenamento e comercialização de mercadorias proibidas.
—
Fonte: G1 Bahia, 17 de dezembro de 2024.