Presidente da Bahia Pesca detalha ações para o fomento à aquicultura durante a Fenagro 2024

O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, destacou, nesta sexta-feira (6), em sua participação no stand do Casa A TARDE, durante a Fenagro 2024, as ações que a empresa tem realizado para promover o desenvolvimento da aquicultura no estado. Em entrevista ao programa Isso é Bahia, transmitido pela A TARDE FM, Victória explicou os projetos em andamento e a importância do setor para a economia baiana.

Entre as iniciativas mencionadas, estão os projetos “Tá na Rede”, “Camarão no Semiárido” e “Bahia Ostra”, criados para impulsionar a aquicultura na Bahia. O presidente da Bahia Pesca ressaltou que, ao assumir a gestão da empresa, foi realizado um planejamento estratégico que contemplou todo o território do estado para identificar os projetos mais adequados a cada região. “Sabemos da riqueza de biomas na Bahia e da diversidade que temos aqui. Fomos a campo, identificamos as potencialidades e desenvolvemos 13 a 14 projetos este ano, com pilotos sendo implementados em praticamente todas as regiões do estado”, afirmou Victória.

Uma das grandes apostas do governo baiano é a expansão da produção de ostras, especialmente porque, atualmente, a Bahia ainda tem um baixo desempenho nesse segmento. “Produzimos muito pouco do que poderíamos. 90% da produção nacional de ostras vem de Santa Catarina, com uma espécie que não é nativa do Brasil. Aqui, no Recôncavo Baiano, temos uma ostra nativa com grande potencial, e nosso objetivo é ampliar essa produção”, detalhou o presidente da Bahia Pesca.

A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), tem como missão fomentar a pesca e a aquicultura no estado, sempre com foco em sustentabilidade e desenvolvimento econômico, social e ambiental. Além disso, a empresa atua na atração de investimentos, pesquisa científica e tecnológica, e na criação de polos produtores.

A Fenagro, considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, ocorre entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. A feira tem atraído milhares de visitantes, com uma programação que inclui a exposição de animais, leilões, produtos agropecuários e atrações culturais, além do espaço dedicado ao público infantil, o Fenagrinho.

A Bahia Pesca tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento do setor pesqueiro e de aquicultura no estado, e a participação na Fenagro reflete a importância de sua missão na construção de um futuro sustentável para as cadeias produtivas da pesca baiana.




Referências:

A TARDE. (06/12/2024). Presidente da Bahia Pesca detalha ações de fomento à aquicultura. Disponível em: https://atarde.com.br.

Fenagro 2024. Grupo A TARDE.