Colégios da Polícia Militar abrem inscrições para processo seletivo com mais de 3 mil vagas na Bahia

A Polícia Militar da Bahia anunciou, nesta terça-feira (7), a abertura do processo seletivo para novos alunos nos Colégios da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI. Os pais e responsáveis poderão inscrever crianças e adolescentes para o ano letivo de 2025 a partir da quarta-feira (8), das 10h às 17h, até o domingo (12), por meio dos sites da Polícia Militar da Bahia e da Secretaria Estadual de Educação. O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Serão sorteadas 3.141 vagas para as 16 unidades do CPM na Bahia, com 2.472 vagas para o ensino fundamental e 619 para o ensino médio, além de 50 vagas para a educação infantil. Na capital, 70% das vagas são destinadas a filhos de militares estaduais (bombeiros e policiais) e servidores públicos civis da PM e do Corpo de Bombeiros, enquanto 30% são reservadas ao público externo. No interior do estado, a distribuição será de 50% para filhos de militares e servidores e 50% para o público externo.
O sorteio eletrônico ocorrerá no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, às 10h do dia 17 de janeiro, e será acompanhado por pais ou responsáveis, representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa da Bahia, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe. Os alunos contemplados realizarão a matrícula entre 20 e 23 de janeiro.
Atualmente, as 16 unidades do CPM atendem cerca de 16 mil estudantes, sendo cinco delas localizadas na capital e as demais no interior da Bahia. As unidades do CPM estão situadas nas seguintes localidades:
Salvador (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato, Cajazeiras)
Candeias (região metropolitana)
Teixeira de Freitas
Alagoinhas
Ilhéus
Itabuna
Feira de Santana
Vitória da Conquista
Juazeiro
Jequié
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Para mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem acessar os sites da Polícia Militar da Bahia e da Secretaria Estadual de Educação.
Fonte: g1 BA