IPVA 2025 na Bahia: Desconto de 15% para Pagamento Antecipado

Em 2025, os proprietários de veículos da Bahia poderão usufruir de um desconto de 15% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), válido para pagamento antecipado em cota única até o dia 7 de fevereiro. Este desconto, um dos maiores do Brasil, visa facilitar a arrecadação e o cumprimento das obrigações tributárias dos contribuintes baianos. As condições de pagamento e a tabela do IPVA 2025 estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
Além do desconto de 15% para o pagamento à vista, o Estado oferece uma redução de 8% para quem optar por quitar o IPVA integralmente na primeira cota do parcelamento. Caso o contribuinte decida parcelar o imposto, ele poderá fazer o pagamento em até cinco vezes, com início em março, desde que o valor devido seja no mínimo R$ 120,00. Contudo, o não pagamento da primeira parcela dentro do prazo impossibilita o parcelamento.
Facilidade para o Contribuinte
O diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, explicou que os descontos e as condições de parcelamento fazem parte da estratégia do governo estadual para facilitar o pagamento do imposto. Os cidadãos também podem quitar o IPVA de forma 100% digital, incluindo taxas de licenciamento e eventuais multas, por meio da plataforma ba.gov.br. A frota tributável da Bahia é estimada em 2,4 milhões de veículos, com o IPVA sendo a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, com a arrecadação sendo dividida igualmente entre o Estado e o município do veículo.
Alerta do Detran
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) destaca que, além do IPVA, o licenciamento do veículo também envolve o pagamento de outras taxas e eventuais multas. Para garantir a regularização, o contribuinte deve quitar todos os débitos até o vencimento da quinta parcela do imposto. O Detran-BA também alerta que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não será mais enviado pelos correios, devendo ser impresso ou gerado digitalmente após o pagamento completo, e pode ser armazenado no celular para futura apresentação.
Fontes:
Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA)
Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)